Uma fiscalização de trânsito realizada na tarde desta quarta-feira (10), pelo Grupo Rodoviário da Brigada Militar, em Bom Princípio, abordou no Km 26 da ERS-122, um caminhão guincho, de Caxias do Sul, que transportava um contêiner em condições irregulares e que oferecia sérios riscos à segurança viária.
Na vistoria, os policiais constataram que o veículo não possuía dispositivo de fixação adequado para a carga. Além disso, apresentava alteração de característica não registrada no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV): embora cadastrado como caminhão do tipo plataforma, circulava com carroceria aberta acoplada ao chassi.
Outras irregularidades também foram identificadas, entre elas: lacre da placa traseira rompido, pneus em estado crítico e sem condições de uso seguro, aferição do Inmetro vencida, além de falhas no sistema de sinalização e iluminação, que estavam encobertos pela tampa traseira.
Diante das irregularidades, foram aplicadas as medidas legais de autuação, retenção e recolhimento do veículo. Ele somente será liberado ao proprietário após a devida regularização e aprovação em inspeção veicular junto ao Detran.
A Brigada Militar reforça que ações de fiscalização têm como objetivo preservar a segurança nas rodovias, prevenindo sinistros e protegendo vidas.