O ex-síndico do Residencial Alvorada I, localizado no bairro Monte Pasqual, em Farroupilha, foi condenado a mais de 35 anos de prisão, ele que era acusado de ameaçar e extorquir moradores. O homem, de 47 anos, comandava um esquema clandestino de fornecimento de água. Ele foi preso em 12 de setembro de 2022.
Em ação da Polícia Civil (PC), foram identificadas cerca de 8,7 mil condutas caracterizadas como criminosas. Segundo a denúncia do Ministério Público (MP), o indivíduo fazia cobranças indevidas e ameaças aos moradores. O subsíndico, 45, foi condenado a 10 anos de prisão. Ele não foi denunciado por situações como ameaça e apropriação indevida de valores.
A investigação do caso iniciou em 2021, e durou cerca de um ano e meio. As diligências apontaram que o então síndico construiu um poço artesiano clandestino no residencial, sem passar por qualquer autorização sanitária, ambiental, entre outras. Desta forma fornecia, em nome do condomínio, água a todos os moradores, o que apresentava evidente risco à saúde, exigindo taxas de serviço de prestação de água, como se a Corsan estivesse realizando o fornecimento.