A Brigada Militar (BM) prendeu dois criminosos, acusados de tráfico de drogas, receptação e posse de munição, durante a operação Cerco Fechado, em Guaporé. No sábado (23), foram apreendidos com os suspeitos drogas, munição, entre outros objetos, e recuperaram um veículo em situação de furto. A ação policial aconteceu, por volta das 17 horas, no bairro Pinheirinho.
Na ação de combate à criminalidade, especialmente aos crimes contra a vida, os policiais avistaram um veículo Volkswagen/Saveiro, cor branca, próximo a um um imóvel conhecido como “ponto de tráfico”. Na tentativa de abordagem, os dois acusados empreenderam fuga, mas acabaram detidos.
Ao analisarem a situação da caminhonete, constataram que encontrava-se em situação de furto e as placas eram clonadas. O veículo Saveiro era conduzido por um jovem e, ao lado, estava um outro homem, monitorado por tornozeleira eletrônica. Na perseguição, eles tentaram se desfazer de um pacote que continha 35 porções de cocaína (peso total de 19,5 gramas).
Na continuidade da operação, foram localizadas mais uma porção de cocaína (peso de 17,5 gramas) – ainda não fracionada, 20 pedras de crack (peso total de 7,8 gramas), uma porção de maconha (peso de 6,2 gramas), além de uma balança de precisão, três celulares, três câmeras de videomonitoramento, uma munição calibre 9mm, R$ 695, em moeda corrente, e dezenas de saquinhos plásticos utilizados para embalar drogas.
Um dos presos, de 41 anos, coleciona diversas passagens pela polícia, por roubo a pedestre, tentativa de estupro, receptação (2x), porte ilegal de arma de fogo e uma série de furtos: em veículo (2x), estabelecimento comercial (4x), em residência (7x) e qualificado (8x).
Com comparsa, que também foi preso, jovem de 23 anos, tem antecedentes por furto de veículo e tráfico de drogas (3x). Ambos foram encaminhados ao sistema prisional gaúcho em ação dos policiais do 4º Pelotão da Brigada Militar (BM), de Guaporé.
Sob acusação de tráfico de drogas, receptação e posse ilegal de munição de uso restrito, os dois receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil (DP), de Marau, para o registro do flagrante.
Na conclusão dos procedimentos legais, ambos foram encaminhados para o Presídio Estadual de Guaporé, onde permanecerão à disposição da Justiça. A Saveiro foi apreendida e levada ao pátio do guincho conveniado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS).