Caxias do Sul - Um homem de 38 anos, condenado por homicídio qualificado, foi preso na tarde desta terça-feira (20) em uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e a Polícia Federal de Santa Catarina. A prisão aconteceu em Balneário Gaivota, no sul catarinense, após diligências realizadas pela 1ª Delegacia de Polícia Distrital de Caxias do Sul e pelo Grupo de Capturas da PF de Criciúma.
O homem era considerado foragido da Justiça desde que teve confirmada, em definitivo, sua condenação a 12 anos de reclusão pelo assassinato de um jovem no bairro Forqueta, em Caxias do Sul, em janeiro de 2009. Segundo a investigação, o crime foi motivado por uma discussão banal. Após o desentendimento, o autor perseguiu a vítima e desferiu diversos golpes de facão, matando-a no local.
Prisão e Cumprimento da Pena
A prisão foi autorizada pela 1ª Vara Criminal de Caxias do Sul e cumprida sem resistência. Após os trâmites legais, o condenado foi recolhido ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça para o cumprimento da pena.
Impacto da Ação Policial
Com essa captura, a 1ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul atinge a marca de 290 prisões apenas em 2025. A ação é resultado do trabalho conjunto de inteligência entre a Polícia Civil e a Polícia Federal de Santa Catarina, que vem sendo intensificado para localizar e prender foragidos de alta periculosidade.