
Uma casa de repouso localizada na rua Lajeado, no bairro Medianeira, em Farroupilha, foi interditada por irregularidades na documentação legal. A ação, realizada na manhã desta terça-feira (18) envolveu a Brigada Militar (BM) e servidores da Prefeitura Municipal, incluindo o secretário da Saúde, Thiago Brambilla.
Segundo informações preliminares, o local estava com a documentação em dia até maio deste ano, mas desde então, os registros não foram atualizados. Cerca de 20 idosos, oriundos de Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul e Garibaldi são atendidos no espaço de forma particular.
Não houve registro de maus-tratos ou ainda problemas de higiene. A denúncia foi encaminhada à prefeitura, que tentou intermediar uma regularização do alvará sanitário junto aos responsáveis pela casa, porém sem sucesso.
“Em todos os momentos que nós fizemos as vistorias eles estavam presentes, foram notificados e inclusive assinaram os termos de inspeção pela equipe de fiscalização, mas não adequaram e não apresentaram os documentos necessários, por isso a não disponibilização do alvará de saúde, que preenche alguns requisitos legais”, explicou Brambilla.
O responsável legal pela instituição chegou no local por volta das 10h10, e não se manifestou sobre o caso.
Os familiares dos idosos estão sendo comunicados por meio da assistência social e os acolhidos deverão ser remanejados para outros locais, garantindo a continuidade dos cuidados. A situação segue sendo acompanhada pelas autoridades.