
Um caminhoneiro de 28 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Vacaria, na BR-116, na tarde de quinta-feira (23). Ele transportava duas porções de maconha, sete comprimidos de rebite e um simulacro de arma de fogo.
De acordo com a PRF, o veículo, um caminhão Volkswagen emplacado em Meleiro (SC), foi abordado durante uma fiscalização de trânsito. Os policiais perceberam que a placa traseira estava dobrada e a dianteira, totalmente coberta. O motorista afirmou que havia colado papel higiênico sobre a placa para tentar passar pelos radares sem ser multado.
Durante a vistoria, os agentes encontraram as drogas e o simulacro, idêntico a uma arma real, dentro da cabine do caminhão. O condutor, natural de Araranguá (SC), foi encaminhado à Polícia Judiciária de Vacaria.
O “rebite”, conforme o Ministério da Saúde, é uma droga à base de anfetamina usada como estimulante. Apesar de provocar sensação de alerta, seu uso prejudica a capacidade de dirigir e aumenta o risco de acidentes, já que, quando o efeito passa, causa sonolência intensa e falta de atenção.