
A Brigada Militar (BM) prendeu um homem de 33 anos após a mulher com a qual ele se relacionava fazer o sinal de internacional de socorro com as mãos. O caso foi registrado em Bom Princípio, na última terça-feira (27).
Segundo a equipe que atendeu a ocorrência, o casal caminhava à noite de modo apressado pelo centro da cidade. Ao perceber a aproximação dos policiais, a mulher, que estava alguns passos à frente do homem, posicionou uma das mãos à frente do corpo e discretamente fez o sinal. Os militares identificaram o gesto e abordaram os dois. Neste momento, a vítima se afastou, começou a chorar e relatou aos policiais que sofria agressões físicas e era ameaçada de morte.
O homem foi preso em flagrante pelo crime de lesão corporal. Já a mulher foi acolhida e recebeu atendimento.
Sobre o sinal
O sinal internacional de socorro foi criado pela organização não-governamental canadense Canadian Women’s Foundation durante a pandemia de covid-19. A ação chamou atenção para o aumento dos casos de violência doméstica e ofereceu mais uma ferramenta de proteção às mulheres. O gesto ganhou popularidade nas redes sociais e passou a ser usado mundialmente após a campanha.
Como fazer o sinal de socorro
O gesto deve ser direcionado à pessoa a quem se pede ajuda, de forma discreta e segura. A sinalização é feita em três etapas:
- A vítima mostra a palma da mão aberta voltada para fora;
- Em seguida, dobra o polegar para dentro da mão;
- Por fim, fecha os outros dedos sobre o polegar, simbolizando a sensação de estar presa ou confinada.