Garibaldi - Uma operação do Programa Segurança dos Alimentos revelou um cenário alarmante em dois supermercados de Garibaldi: 500 quilos de alimentos impróprios para o consumo foram apreendidos em meio a condições sanitárias gravíssimas, incluindo fezes de roedores e insetos entre os produtos expostos à venda.
A fiscalização interditou imediatamente o açougue e a padaria de um dos estabelecimentos. No outro, o segundo piso da padaria foi fechado. Entre os alimentos recolhidos estavam carnes, pães, conservas, aipim, cachaça, vinho e até álcool com venda proibida em supermercados.
Os fiscais encontraram produtos vencidos, com validade adulterada, sem procedência e armazenados em temperatura inadequada. Muitos desses itens estavam à disposição dos consumidores em meio a sujeira, infestação de pragas e risco direto à saúde pública.
Operação de Segurança Alimentar em Garibaldi
A operação contou com a participação dos promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho e Paulo Vitor Bergamo Braga, além de equipes do GAECO, Vigilância Sanitária Municipal, Serviço de Inspeção de Garibaldi, Secretaria da Saúde, SEAPI, Delegacia do Consumidor (DECON) e PATRAM da Brigada Militar.
Os responsáveis pelos mercados poderão responder por crimes contra as relações de consumo, além de infrações sanitárias. A força-tarefa reforça o alerta: irregularidades desse tipo não serão toleradas.
A população pode denunciar práticas semelhantes de forma anônima junto à Vigilância Sanitária e órgãos de defesa do consumidor.