Caxias do Sul - De 1º de janeiro a 15 de setembro de 2025, a Polícia Civil de Caxias do Sul realizou 653 prisões, conforme levantamento oficial. O balanço mostra, mais uma vez, as ações de combate ao tráfico de drogas, que responde sozinho por 142 detenções, o equivalente a mais de 21% do total. Os dados contemplam investigações e cumprimento de mandados de prisão, ou busca e apreensão, de todas as delegacias que atuam na cidade. Os números não compreendem ações da Brigada Militar (BM).
Além do tráfico, os crimes de roubo (79) e descumprimento de medidas judiciais (75) aparecem entre os mais recorrentes. Na sequência estão apurações e casos de homicídio (50), estupro de vulnerável (43), furto (42), receptação (22), violência doméstica (22), posse/porte ilegal de arma (22), estelionato (17), lesão corporal (14), estupro (12), extorsão (11), feminicídio (9), posse irregular de arma (7) e roubo a estabelecimento comercial (6).
Tipos de prisão
- Prisões em flagrante: 41,35%
- Prisões preventivas: 34,61%
- Prisões condenatórias: 14,7%
- Prisões cíveis: 7,2%
- Prisões temporárias: 1,38%
- Prisão de foragidos: 1,38%
Ou seja, a maioria dos detidos foi pega em flagrante, seguida de ordens de prisão preventiva decretadas pela Justiça.
Meses de maior incidência
Agosto foi o mês com o maior número de detenções até agora, com 109 prisões. Em contrapartida, junho registrou o menor índice, com 52 detenções. Nos demais meses, os números oscilaram entre 62 e 78, demonstrando regularidade no trabalho policial.
O cenário revela que o combate ao tráfico de drogas segue sendo o principal desafio da segurança pública em Caxias do Sul – o que é um reflexo do que ocorre em, praticamente, todas as cidades. Ao mesmo tempo, crimes graves como homicídios, estupros e feminicídios continuam a impactar o dia a dia.
Quase metade das prisões da 1ª DP
Do total de 653 prisões, a 1ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul, sob titularidade do delegado Rodrigo Kegler Duarte, foi responsável por 321 detenções, ou seja, praticamente metade das ocorrências na cidade.
Entre os capturados pela unidade estão investigados, condenados e/ou procurados por:
- Roubo (56 prisões)
- Tráfico de drogas (45)
- Estupro de vulnerável (33)
- Furto (30)
- Prisões cíveis (29)
- Homicídio (25)
- Descumprimento de medida judicial (22)
- Estupro (8)
- Posse/porte ilegal de arma (8)
A maioria das prisões da 1ª DP foi é decorrente de capturas por sentenças condenatórias e prisões preventivas. O mês de abril foi o mais ativo da delegacia, com 47 detenções, enquanto setembro teve, em média, uma prisão por dia na primeira quinzena.