
Em ação contra o tráfico de entorpecentes, policiais do 4º Pelotão e da ROCAM aprenderam cerca de 1kg de drogas, drone e veículo, além de prenderem três pessoas, em Guaporé. A ação foi desencadeada, na sexta-feira (21), todo material recolhido estava vinculado a duas facções que disputam territórios para a comercialização de drogas no município e na região. Além das prisões um adolescente acabou apreendido.
Após ações de monitoramento motivadas por denúncias anônimas recebidas na Central de Operações (Telefone 190), os policiais identificaram indícios de que membros de uma facção planejavam realizar a entrega de entorpecentes na cidade. As informações apontavam que um apartamento, localizado na Avenida Monsenhor Scalabrini, no centro, estava sendo utilizado como base para o fracionamento e distribuição de drogas.
Com isso, os policiais passaram a monitorar o edifício denunciado. Em determinado momento, observaram a chegada de um veículo, conhecido por seu envolvimento em atividades ilícitas. Pouco depois, um adolescente, de 16 anos, entrou no prédio e deixou o local rapidamente, o que levantou suspeitas. Ele foi abordado e, durante a revista, os policiais encontraram uma porção de cocaína, pesando 102 gramas. O menor confessou ter retirado o ilícito em um apartamento.
Os policiais seguiram então para o imóvel mencionado. Com a autorização de uma moradora, eles entraram e localizaram o suspeito, de 32 anos, dentro de um dos quartos. No local, foram apreendidas diversas embalagens e materiais utilizados na traficância, além de quatro porções de cocaína (peso total de 326,9 gramas) encontradas sob o colchão e em um dos bolsos, além de R$ 50,00 em dinheiro. Todo o material estava organizado para distribuição.
Paralelamente, outra guarnição acompanhou o automóvel identificado, um Hyundai i30, cor preto. A motorista, de 27 anos, foi abordada quando chegava a um endereço, no bairro Planalto. Com ela, os policiais apreenderam 27,9 gramas de cocaína, um grampeador, embalagens plásticas do tipo ziplock e uma balança de precisão.
A ação integrada resultou na apreensão de mais de 450 gramas de cocaína e na interrupção de um esquema de distribuição que operava a partir da área central do município.
Os policiais receberam, ainda, a informações de que um motoboy havia entregado drogas para um homem em um imóvel, localizado no bairro Santo André, conhecido por ser “ponto de tráfico”. A guarnição deslocou ao local e abordou o suspeito na área externa. Durante a ação, o homem, de 21 anos, admitiu ter recebido uma embalagem contendo droga e um drone.
Ele levou os policiais até os fundos da residência, onde havia escondido, sob pedras, uma porção de cocaína, pesando 443 gramas. No interior da casa, também foram localizados um drone – marca/modelo DJI Mavic e mais 21 gramas de maconha. Ele relatou aos policiais que recebeu orientação para fracionar a droga e distribuí-la a outros traficantes.
O trio, após receber voz de prisão, foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil (DP) de Marau para o registro do flagrante pelo crime de tráfico de drogas, assim como o menor. Após a conclusão dos procedimentos legais, todos foram encaminhados para o Presídio Estadual de Guaporé, onde permanecerão à disposição da Justiça.
O adolescente foi ouvido pela autoridade policial e liberado. O automóvel apreendido foi recolhido ao pátio do guincho conveniado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS).