Foi identificado como William da Rosa dos Santos, de 28 anos, o morto em um confronto com policiais do 4° Batalhão de Polícia de Choque (4° BPChq) no bairro Nossa Senhora das Graças, em Caxias do Sul. O fato, por volta das 8h30min da manhã desta quinta-feira (22), aconteceu durante uma abordagem de combate ao tráfico de drogas na Travessa Júlio Calegare, entre as ruas Líbera Rizzo e a Estrada Municipal do Vinho.
De acordo com a Brigada Militar (BM), agentes do setor de inteligência do Choque receberam a informação de que, no local, funcionaria um depósito de drogas com uma espécie de central de distribuição de entorpecentes para venda e tele-entrega. Conforme detalha o Tenente Roberto Souza, ao perceber a chegada dos policiais, o suspeito em posse de um revólver calibre .38, atirou. Após, correu para um matagal onde houve novo confronto com os agentes. William não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.
Ver essa foto no Instagram
1“Se constata, após os trabalhos de perícia e do comparecimento da Delegacia de Homicídios, que o indivíduo seria integrante de uma organização criminosa atuante na cidade e que utilizava o local para depósito de uma significativa quantidade de drogas e também para o fracionamento e, posterior, a distribuição no sistema de tele-entrega. Inclusive, foi apreendido no local uma motocicleta, que era de propriedade do indivíduo”, salienta o tenente.
Os aproximadamente 30 kg de maconha apreendidos na ação são do tipo “skunk”, com alto grau de pureza e maior valor de mercado. Ainda foram recolhidos pela polícia uma faca, balança de precisão e material para embalar a droga.
Segundo a Brigada Militar (BM), William da Rosa dos Santos possuía antecedentes policiais por tráfico de entorpecentes, roubo, porte ilegal de arma de fogo, extorsão, estelionato e receptação de veículos. Em outubro de 2023, ele havia sido preso junto de outras três pessoas por tráfico de drogas. Na ocasião, foram apreendidos 103 kg de maconha, que seriam fracionados e distribuídos no formato de tele-entrega.
Uma detida
Uma mulher, de 21 anos, que não teve a identificação divulgada, foi presa na mesma ação do Choque. Ela chegou ao local em um veículo de aplicativo com mais drogas para a distribuição no local. A suspeita foi encaminhada à Central de Polícia Civil. O motorista foi liberado por não ter nenhum tipo de envolvimento com a organização criminosa. Ele apenas fazia o trajeto da Rodoviária de Caxias para a Zona Sul da cidade e foi registrado como testemunha do fato.