Plantão

Polícia desarticula quadrilha de furto de gado em Caxias e mais duas regiões do RS

Em Caxias do Sul dois integrantes da organização criminosa foram presos preventivamente

Um dos investigados foi preso no bairro Sagrada Família (Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM)
Um dos investigados foi preso no bairro Sagrada Família (Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM)

Uma ação da Polícia Civil desarticulou uma quadrilha especializada em furto de gado em Caxias do Sul e mais duas regiões do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (2). As operações ocorreram em Caxias, Minas do Leão, na Região Central e Gravataí e Viamão, na Região Metropolitana. Ao todo, sete mandados de prisão preventiva foram cumpridos.

Em Caxias do Sul as operações da Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) contaram com o apoio de policiais civis da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) e Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Na Rua Irma Zago, no bairro Sagrada Família, foi preso Leandro Marcelo Fidélis Lisboa, de 42 anos. Já na Rua Barão de Santo Ângelo, no Jardelino Ramos, foi detido Éder Rodrigo Cardoso, de 41 anos. Segundo a Decrab, ambos são investigados por participação em furtos/abigeatos cometidos no Litoral Norte do estado. Os dois foram presos preventivamente e encaminhados ao sistema penitenciário.

De acordo com o delegado André de Matos Mendes, titular da Decrab/Bagé, as investigações apontaram que a organização criminosa praticava furtos de gado na Serra Gaúcha, no Litoral Norte e na Região Metropolitana. Em Gravataí, um boi furtado foi recuperado.