A Polícia Civil (PC) deflagrou a operação “Tele 307”, na manhã desta quarta-feira (13), com o objetivo de conter o avanço do tráfico de drogas, em Guaporé. A ação, que contou com a participação de cerca de 30 policiais, apreendeu quatro veículos e prendeu dois suspeitos.
Os presos, de 23 e 37 anos, comercializavam cocaína na modalidade tele-entrega. A investigação, realizada pelos agentes da Delegacia de Polícia Civil (DP) de Guaporé, resultou na coleta de diversos elementos comprobatórios que apresentaram o passo a passo de como agia a célula de uma associação criminosa na comercialização de entorpecentes no município.
A prática da tele-entrega era utilizada para abastecer os usuários de cocaína. Foram cumpridos oito Mandados de Busca e Apreensão (MBA) e dois de prisão preventiva.
Para a ação, foram designados cerca de 30 policiais das delegacias de Guaporé, Casca, Marau, Passo Fundo e Serafina Corrêa, coordenados pelo delegado Tiago Lopes de Albuquerque. Os principais alvos foram dois homens, de 23 e 37 anos, acusados de integrarem uma facção criminosa e, um deles, considerado uma das principais lideranças da célula do grupo no município.
“Os investigados praticavam o tráfico de drogas há tempos na modalidade da tele-entrega. Combinavam previamente com os usuários e, posteriormente, efetivavam a entrega nas vias públicas. Há elementos suficientes, como imagens, apreensão de drogas durante o curso das investigações e outros, que nos possibilitaram a representação pelas prisões ao Judiciário”, disse o delegado Tiago.
Na operação, foram aprendidos objetos que irão contribuir com a conclusão dos trabalhos de investigação, além de quatro automóveis, sendo um VW Golf, um VW Polo, um VW Gol e um Peugeot 307. Todos os veículos com indícios de proveniência ilícita e utilizados para a prática do tráfico de drogas.
Os dois criminosos presos foram conduzidos à DP de Guaporé e, posteriormente, encaminhados para o sistema prisional.
Um dos veículos, um Peugeot 307, era utilizado por um dos presos, de 37 anos, residente no bairro São José. Ele tem passagens por posse de entorpecentes, ameaça e homicídio.
O outro detido, de 23 anos, é apontado como um dos braços direitos dos líderes da facção no município. Tem passagens por tráfico de drogas, homicídio, posse/porte de arma de fogo, roubo, entre outros.