Polícia

Polícia Civil prende grupo que realiza furtos de motos de trilha na Serra Gaúcha

Indivíduos foram presos na manhã desta terça-feira

Foto: Divulgação / Polícia Civil
Foto: Divulgação / Polícia Civil

Na manhã desta terça-feira (28), em ação da Polícia Civil de Caxias do Sul juntamente com policiais do município de Cotiporã, efetuou a prisão de duas pessoas pelo crime de furto qualificado.

Os policiais haviam recebido denúncias sobre supostos criminosos que estariam realizando furtos de motos de trilhas. Por meio das informações do setor de inteligência, os policiais descobriram que uma vítima entregaria um veículo na manhã desta terça.

A partir das informações, a quadrilha passou a ser monitorada e durante a ação do crime, os policiais acompanharam o grupo, composto por dois indivíduos até o Bairro Nossa Senhora da Graça na Cidade de Caxias do Sul, quando foi feita a abordagem. Os indivíduos estavam em posse do veículo que havia sido furtado.

Este grupo já é investigado por uma série de furtos de motos de trilha em diferentes cidades da Serra Gaúcha. Mediante falsa compra do veículo, os criminosos chamam as vítimas até a cidade de Caxias do Sul, onde fingem que vão testar o veículo e fogem sob posse do mesmo.

Segundo informações da Polícia Civil, os criminosos pesquisam sites de compra/venda pela internet e depois de visualizarem anúncios de vendas de motos de trilhas, iniciam a negociação pelos aplicativos de mensagens.

Na maioria das vezes, são apenados do sistema prisional que efetuam contatos com as vítimas para negociar as motos.

Após negociarem o preço, emitem uma nota falsificada com a entrada do valor para a vítima e programam a entrega em algum local, geralmente em Caxias do Sul, informando que irá um mecânico de confiança para testar a moto.

Ao chegar no local, o suposto mecânico pede para a vítima descer a moto do reboque para avaliar, ocasião em que sobe na moto e foge com rapidez.

O veículo recuperado foi avaliado em aproximadamente vinte e quatro mil reais e, após os procedimentos legais, será devolvido à vítima.

Os presos foram levados ao presídio de Caxias do Sul e ficarão à disposição do Poder Judiciário.