Em coletiva na delegacia, o delegado Clóvis Rodrigues de Souza confirmou a identificação do autor.
Em coletiva na delegacia, o delegado Clóvis Rodrigues de Souza confirmou a identificação do autor. | Foto: Patrick Alessi/Grupo RSCOM

Garibaldi - A Polícia Civil de Garibaldi revelou, na manhã desta quinta-feira (29), novos detalhes sobre o primeiro homicídio registrado no município em 2026. Em coletiva na delegacia, o delegado Clóvis Rodrigues de Souza confirmou a identificação do autor: um jovem de 18 anos, iniciais H.F.S., natural da cidade.

A investigação avançou após a prisão do suspeito no dia 23 de janeiro, durante ação da Brigada Militar que apreendeu entorpecentes e uma arma. Em depoimento na Delegacia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves, o jovem confessou o homicídio e indicou a arma usada. Ele afirmou ter agido sozinho e permaneceu em silêncio sobre a motivação. O suspeito está no Presídio Estadual de Bento Gonçalves.

Detalhes do Crime e Identificação do Suspeito

O crime ocorreu na noite de 13 de janeiro, no bairro São Francisco. A vítima, Paulo Henrique da Silva Pereira, de 26 anos, morreu a tiros diante da esposa — grávida — e dos dois filhos do casal. Natural do Piauí, ele morava em Garibaldi havia três anos. Segundo a Polícia Civil, o acusado não tinha antecedentes criminais.

Durante a coletiva, a tenente-coronel Karine Pires Soares destacou a atuação integrada das forças de segurança e o trabalho ostensivo contra o tráfico. A prisão do suspeito ocorreu durante uma dessas operações.

“Avançamos com integração de informações, monitoramento de imagens e identificação de veículos. A prisão por tráfico trouxe dados que levaram ao esclarecimento do homicídio, inclusive com a apreensão da provável arma”, afirmou o delegado Clóvis Rodrigues de Souza.

Investigações em Andamento

A Polícia Civil informou que outros dois homicídios registrados em janeiro seguem sob investigação: Júlio Cesar Zago Leal, de 46 anos, morto em 14 de janeiro, no bairro São Francisco; e Sidnei Cecílio de Jesus, de 35 anos, morto em 23 de janeiro, no bairro São Roque. Novas informações serão divulgadas conforme o avanço dos trabalhos.