Caxias do Sul

Operação Nômade resulta em duas prisões e apreensões de veículos, arma e drogas em Caxias

Os quatro pontos da cidade foram fechados para a ação, que visa intensificar o policiamento à população caxiense.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Caxias do Sul, lançou oficialmente na tarde de sexta-feira (06) a Operação Conjunta Nômade.

Os quatro pontos da cidade foram fechados para a ação, que visa intensificar o policiamento à população caxiense, com realização de barreiras com foco na fiscalização de trânsito, associada à prevenção criminal de furto e roubo de veículos, crimes relacionados ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

A operação desta sexta contou com a participação de 65 agentes da segurança pública de órgãos integrantes do GGI-M: 12º BPM, 4º Batalhão de Polícia de Choque, Polícia Rodoviária Estadual, Batalhão de Aviação da BM, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, Bombeiros, Guarda Municipal (SSPPS) e Fiscalização de Trânsito (SMTTM).

O secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Hernest Larrat dos Santos (Junior), acompanhou os trabalhos, que resultaram em 406 pessoas abordadas, 223 carros e 64 motos fiscalizados, 32 veículos autuados e destes, quatro, foram removidos ao guincho. Uma moto foi recolhida por estar em situação de furto. Uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma e foi apreendido um pacote de entorpecente.

Após as 23h, somou-se ao grupo a equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), coordenada pelo secretário João Uez. Até as 3h deste sábado, a Operação Nômade interditou quatro estabelecimentos, três deles por falta de alvará e perturbação do sossego. O quarto estabelecimento, localizado na Moreira Cesar, foi fechado por venda de bebidas alcoólicas para menores e por ter jogos de azar/máquinas caça-níqueis. O proprietário foi preso, pagou fiança e vai responder pelo crime em liberdade.