Segurança

Operação do Ministério Público e Receita Estadual cumpre mandados de busca e apreensão em Vacaria

Operação do Ministério Público e Receita Estadual cumpre mandados de busca e apreensão em Vacaria

A Polícia Civil de Vacaria realizou, nesta terça-feira (10) uma operação de cumprimentos a mandados de busca e apreensão na cidade, sob coordenação do Delegado Anderson Silveira de Lima, em apoio à Promotora Bianca Accyoli de Araujo, que dirigiu as diligências locais.

A operação “Quem viver verá” teve início às 05h30min e faz parte de uma ação conjunta entre o Ministério Público, Polícia Federal, e das Receitas Estaduais de seis estados e do Distrito federal. O alvo é combater um milionário esquema de sonegação de tributos, comandado por profissionais que atuam como corretores de milho, soja e feijão, e dezenas de empresas noteiras, situadas em nove unidades da federação.

Ao todo, foram 109 alvos, destes, um deles em Vacaria. Os demais foram cumpridos em Minas Gerais, Goias, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantis e no Distrito Federal.

A investigação teve ínicio há três anos, em Minas Gerais, após a identificação de uma rede de empresas que emitias notas fiscais frias. O objetivo daquela ação foi combater uma organização criminosa envolvendo produtores rurais, contadores, operadores de empresas de fachada e empresários, que há anos fraudavam os fiscos, com uma movimentação estimada de R$ 1 bilhão por ano em notas frias.

O nome da operação desta terça-feira baseia-se em passagem bíblica, em que Davi enfrenta um gigante, Golias, vencendo-o e restabelecendo a ordem e a justiça.