TRAGÉDIA

Número de mortos em queda de avião em Gramado sobe para 10

Luiz Cláudio Galeazzi e familiares morreram na tragédia. Mãe do empresário havia morrido em queda de aeronave em 2010. Outras 17 pessoas ficaram feridas

Número de mortos em queda de avião em Gramado sobe para 10
Cristiano Neguer

Em coletiva de imprensa realizada no início da tarde deste domingo (22), o governador Eduardo Leite (PSDB) e órgãos de segurança confirmaram a morte dos dez ocupantes do avião de pequeno porte que caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado, durante a manhã.

As informações atualizadas dão conta de que, dentre os passageiros da aeronave, estavam o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, junto com a esposa, três filhos, irmã, cunhado, sogra, e duas crianças (nomes estão divulgados abaixo). Outras 17 pessoas que estavam no solo ficaram feridas. Uma estava em veículo próximo e o restante estava hospedada na pousada que foi atingida.

Cinco delas, que tiveram problemas respiratórios leves em função da fumaça, já foram liberadas e outras dez estão sendo atendidas em um hospital da cidade. Duas das vítimas que estavam na pousada – uma funcionária do local e uma hóspede, ambas mulheres em torno de 50 anos – tiveram queimaduras graves e foram encaminhadas a hospitais de Porto Alegre.

Segundo informações dos órgãos de segurança, como se tratava de um voo particular, não havia uma lista oficial de passageiros. Assim, apesar da perícia para a confirmação oficial da identidade das vítimas ainda não ter sido realizada, as imagens do aeroporto no momento do embarque registraram quais eram os ocupantes do avião.

Como foi o acidente

O voo saiu do aeroporto de Canela pouco depois das 9h com destino à Jundiaí, em São Paulo. A queda foi registrada às 9h13, de acordo com imagens de câmeras de monitoramento próximas. A aeronave chocou-se contra uma chaminé de um prédio, um estabelecimento de móveis e uma pousada. A poucos metros do local do incidente, está localizado um posto de combustíveis, que não foi atingido pelos destroços.

O governador lamentou as mortes e reafirmou a solidariedade às famílias afetadas pela tragédia.

“É um ano triste para os gaúchos, pois ainda estamos em processo de recuperação. Naturalmente ficamos entristecidos nesse momento por conta desse episódio que choca a todos, principalmente as famílias que foram atingidas e que estão recebendo o nosso abraço. As pessoas ficam impactadas e o estado, que sofreu ao longo do ano, também tem o sentimento de uma ferida que se prolonga e que não está sendo cicatrizada”, afirmou Leite.

As causas do acidente serão alvo de investigação da Polícia Civil e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Os demais hóspedes da pousada foram evacuados e encaminhados a hotéis da cidade.

Empresário vítima de queda havia perdido a mãe em acidente de avião em 2010

A mãe do empresário morto na queda de avião em Gramado, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, morreu em 2010 em um acidente com um avião bimotor, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Ela e o piloto do avião, José Andrei Ferreira dos Santos, de 32 anos, morreram no momento do impacto.

Nomes das vítimas que estavam no avião em Gramado:

*Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi – piloto

*Tatiana Natucci Niro – esposa de Galeazzi

*Maria Eduarda Niro Galeazzi – filha de Galeazzi e Tatiana

*Maria Elena Niro Galeazzi – filha de Galeazzi e Tatiana

*Maria Antonia Niro Galeazzi -filha de Galeazzi e Tatiana

*Lilian Natucci – sogra de Galeazzi 

*Veridiana Natucci Niro – irmã da esposa de Galeazzi 

*Bruno Cardoso Munhoz Guimaraes Araújo – marido de  Veridiana

*Giulia: filha Veridiana e Bruno
*Matteo: filho Veridiana e Bruno