Com o objetivo de orientar as vítimas de violência doméstica e familiar acerca de seus direitos, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) lançou, nesta quarta-feira, 7 de agosto, o curso Maria da Penha para Todas. A iniciativa é do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM), com realização do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).
Leia mais
ERS-122 pode ter trânsito em pare e siga para remoção de pedágio em Flores da Cunha, nesta segunda-feira (9)
Estado abre nesta semana licitação para estudo de viabilidade do acesso ao aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul
Obras de asfaltamento no acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul, são concluídas
Conforme a coordenadora do CAOEVCM, Ivana Battaglin, o intuito é oferecer orientações de cunho prático, com linguagem acessível, para promover o acesso à Justiça dessas mulheres em situação de violência doméstica e familiar. É aberto a qualquer pessoa que tenha interesse em assistir.
O curso tem duas horas e meia de duração e é dividido em 10 módulos: Introdução; O que é violência contra a mulher; Quando a violência se enquadra na Lei Maria da Penha; Como pedir proteção; O que acontece depois do registro de ocorrência na Delegacia de Polícia; Eu posso desistir do processo criminal?; Como resolver as questões relativas ao direito de família; Onde buscar ajuda fora do sistema judicial; Quais os direitos na rede especializada; e Plano de Segurança para Vítimas de Violência Doméstica.
Além de Ivana Battaglin, participam do curso como ministrantes a advogada Gabriela Ribeiro de Souza, especialista em Direito das Mulheres, e a psicóloga forense Karen Netto, profissional capacitada em Avaliação de Risco de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Clique aqui para ouvir o podcast sobre o Curso Maria da Penha para Todas (Ceafcast) ou aqui para assistir ao curso Maria da Penha Para Todas.