Bento Gonçalves - Morreu na noite desta quinta-feira (19) Rui das Merces Alcântara Fontes, de 36 anos, o homem que foi esfaqueado ao defender sua filha de uma suposta importunação sexual em Bento Gonçalves. O crime aconteceu na Praça Dr. Bartholomeu Tacchini, no início da tarde desta quinta, diante da família e de diversas pessoas que circulavam pelo local. Ele foi encaminhado a um hospital de Bento Gonçalves em estado grave, porém não resistiu aos ferimentos.
Testemunhas que acompanharam o caso relataram que o agressor, antes do ataque, estava urinando em uma parede próxima à praça e exibiu suas partes íntimas para a criança, provocando uma reação imediata dos pais. Durante uma conversa entre Rui e o suspeito, o homem sacou um canivete e golpeou o pai mais de dez vezes. O ato foi registrado por vídeos que circulam na internet.
Após o ataque, o criminoso permaneceu sentado em um banco da praça até a chegada da Guarda Municipal, que o prendeu em flagrante por tentativa de homicídio. Ele foi recolhido ao sistema prisional. A polícia também investiga se os atos configuram importunação sexual ou ato obsceno, informações que serão apuradas por meio do testemunho de pessoas que presenciaram o crime.
Importunação sexual ainda será investigada
De acordo com delegado Éderson Bilhan, da 1ª Delegacia de Bento Gonçalves, a suposta causa do crime ainda será investigada. O homem que atacou a vítima negou em depoimento a acusação de importunação sexual.
“Essa suposta importunação ainda está nebulosa. Chegou até nós esta informação de que o homem teria sido visto com os órgãos genitais na praça. Na versão dele em sede policial ele nega parcialmente, ele diz que estava fazendo as necessidades dele na praça e que não importunou ninguém. Isso está pendente de apuração, temos que ouvir testemunhas para ver se ele realmente estava importunando ou se foi um ato obsceno”, explica o delegado.
Rui das Merces Alcântara Fontes era natural de Salvador, Bahia. O corpo será encaminhado ao Instituto Geral de Perícias (IGP) de Caxias do Sul para necropsia.