Laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP) confirmou que Edgar Antônio Castagnetti morreu por hipotermia. A informação foi confirmada pela delegada Raquel Peixoto, da 1ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves, que afirmou que o inquérito foi concluído na semana passada, após a entrega do resultado pericial.
Castagnetti foi encontrado sem vida na madrugada de 29 de maio, na rua Baramante Mion no bairro Ouro Verde, quando os termômetros registravam 3°C. O médico do Samu que atendeu a ocorrência não identificou sinais de violência, o que já indicava a possibilidade de morte pelo frio.
O caso é o primeiro óbito por hipotermia registrado na Serra Gaúcha em 2025. Moradores que acionaram a Guarda Civil Municipal relataram para reportagem que a vítima, que vivia em situação de rua, teria sucumbido às baixas temperaturas.
A ocorrência foi atendida pela GCM, com apoio do Samu e do Corpo de Bombeiros Militar. Segundo o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, Castagnetti havia sido abordado diversas vezes pelas equipes de assistência social, mas recusava acolhimento.