CABE RECURSO

Justiça condena seis homens por contrabando de vinhos da Argentina ao Rio Grande do Sul

O juiz destacou que as provas mostraram clara divisão de tarefas e repetição do crime, confirmando a existência da organização

(TRF4/Divulgação)
(TRF4/Divulgação)

Rio Grande do Sul - A 2ª Vara Federal de Santa Maria condenou seis homens por organização criminosa e descaminho ligados à importação ilegal de vinhos da Argentina. A sentença, assinada pelo juiz Daniel Antoniazzi Freitag e publicada em 17 de outubro (mas divulgada apenas na quinta 23/10), encerra uma investigação iniciada em 2020, após a apreensão de 344 garrafas de vinho em um veículo no município de Alecrim (RS).

De acordo com o processo, o grupo atuava de forma estruturada: dois homens traziam os vinhos pela fronteira, outros dois faziam o transporte até uma transportadora em Santa Rosa, usada como depósito. O gerente da empresa organizava o envio das bebidas para revendedores ainda não identificados.

Investigação e Condenação

O juiz destacou que as provas mostraram clara divisão de tarefas e repetição do crime, confirmando a existência da organização. Cinco réus receberam pena de quatro anos de reclusão, e um foi condenado a seis anos.

O motorista que tentou fugir da abordagem policial também responderá por desobediência, com 15 dias de detenção e suspensão do direito de dirigir durante o cumprimento da pena.

A defesa pode recorrer ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).