O homem acusado de matar Ana Paula Costa, de 41 anos, em um hotel em Vacaria, foi condenado a 25 anos de prisão em regime fechado. O júri, presidido pelo Juiz de Direito Fernando Gustavo Meireles Baima, da 1ª Vara Criminal da Comarca local, ocorreu um ano após o crime que causou grande repercussão na Serra Gaúcha. O nome do réu não foi divulgado.
Segundo a denúncia do Ministério Público, em 6 de outubro de 2023, o autor do crime encontrou-se com a vítima, com quem mantinha relações sexuais frequentes. Após ingressarem em um quarto de hotel às margens da BR-116, durante a madrugada do dia seguinte, o réu teria pedido para que Ana Paula deixasse a prostituição e fosse morar com ele.
Conforme a acusação, diante da negativa da mulher em aceitar a proposta, o homem a asfixiou até a morte. O corpo foi localizado por um funcionário do estabelecimento horas após o assassino deixar as chaves do quarto na recepção. A motivação para o crime seria ciúmes e sentimento de posse. Ele foi preso pela Polícia Civil cinco dias depois do feminicídio.
A acusação foi conduzida pelo Promotor de Justiça Gustavo Alexandre Ritter e a defesa realizada pela Defensora Pública Juliana Maia Antoniassi. O Tribunal do Júri ocorreu na última sexta-feira (11).