O Tribunal do Júri da Comarca de Vacaria condenou Albino Moreira a 23 anos e 6 meses de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de tentativa de homicídio contra sua ex-mulher e homicídio qualificado contra o companheiro dela. O crime, motivado por ciúmes e inconformidade com o fim do relacionamento, ocorreu em novembro de 2013 na residência da ex-mulher, em Vacaria. O resultado do julgamento foi divulgado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul na terça-feira (3), embora, de fato, tenha ocorrido na última sexta-feira (30).
Segundo a denúncia do Ministério Público (MPRS), Moreira chegou à residência da ex-companheira, no bairro Santana, e, armado, atirou contra o companheiro dela, o atingindo na cabeça. Ele também disparou contra a ex-mulher, causando lesões. O homem foi socorrido, mas morreu dias depois no Hospital São Vicente de Paula, em Passo Fundo.
O julgamento foi presidido pelo Juiz de Direito substituto Fernando Gustavo Meireles Baima. O Conselho de Sentença, composto por sete jurados, decidiu pela condenação com todas as qualificadoras apontadas pelo Ministério Público (meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima). No plenário, atuaram o Promotor de Justiça Gustavo Alexandre Ritter, o Assistente de Acusação João Fernando Antunes Osório, e os advogados Clóvis Rodrigues da Silva Júnior e Ueslei Natã Dias Boeira, pela defesa – que irá recorrer da sentença.