O tribunal do júri da 1ª Vara Criminal de Caxias do Sul absolveu Osoni da Conceição e Ailton Jesus da Luz das acusações de homicídio de Telmo Henrique Mariani. O fato ocorreu em 11 de dezembro de 2005, em frente a uma casa noturna, na Avenida São Leopoldo, em Caxias do Sul.
No julgamento, realizado nesta quarta-feira (6), foi concluído que Osoni não participou do crime, enquanto Ailton, representado pela Defensoria Pública, teria agido em legítima defesa. O promotor Ronaldo Lara Resende, que atuou pela acusação, declarou que não recorrerá da sentença uma vez que o próprio Ministério Público indicou a absolvição dos réus.
Osoni da Conceição, conhecido como Dudu, é líder de uma facção criminosa em Caxias do Sul e possui uma extensa ficha criminal. Ele cumpre pena de 30 anos de prisão por outro crime, um triplo homicídio ocorrido em 2007. Osoni permaneceu foragido desde 2020, até que a Polícia Civil o capturou no início deste ano, em um apartamento em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Crime em 2005
Segundo o Ministério Público (MP), Ailton Jesus da Luz efetuou diversos disparos de arma de fogo contra Telmo Henrique Mariani após uma briga entre os acusados e seguranças de uma casa noturna, de onde foram expulsos. Ailton buscou a arma em seu carro e, incentivado por Osoni, atirou na vítima.