Foi identificado como Lucas de Oliveira dos Santos, de 22 anos, o morto em confronto com policiais do 12° Batalhão de Polícia Militar (12°BPM) em Caxias do Sul na noite de quarta-feira (6). A ocorrência foi registrada por volta das 19h em uma casa na rua Aurélio Rufato, no bairro Planalto, na Zona Leste. Santos é suspeito de ter participado, horas antes, de um assalto a uma loja de celulares em Farroupilha em que o proprietário foi baleado.
Segundo a Brigada Militar (BM), os agentes foram ao local averiguar informações e, durante uma tentativa de abordagem, teriam sido recebidos com disparos de arma de fogo, dando início ao tiroteio. Lucas foi alvejado. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Pompéia, mas morreu logo após dar entrada na casa de saúde. Um outro suspeito foi preso. Ele não foi identificado para a reportagem. Os policiais não ficaram feridos.
Na residência, conforme a BM, foi apreendido um revólver calibre .38 e munições, além de celulares e notebooks que haviam sido roubados durante a tarde.
O roubo
A dupla, de acordo com a polícia, é suspeita de ter praticado um assalto a um estabelecimento comercial em Farroupilha, por volta das 15h desta quarta (6), ferindo o proprietário com um disparo de arma de fogo. Aparelhos e celulares foram levados da loja.
Lucas seria um dos envolvidos no crime. De acordo com registro em boletim de ocorrência, ele e o comparsa chegaram ao estabelecimento na rua Raineri Petrini, no Volta Grande, e anunciaram o assalto. Um dos funcionários do local suspeitou que os indivíduos portavam um simulacro e tentou reagir. Neste momento, o dono da loja foi atingido por um tiro no ombro. Ele foi encaminhado ao Hospital Beneficente São Carlos para atendimento médico e não corre risco de morte. Já os suspeitos fugiram em direção à ERS-122.
Imagens de câmeras de monitoramento da loja flagraram o momento do assalto, registrado como Roubo com Lesões. A Polícia Civil, agora, dá andamento às investigações dos fatos.