Cotiporã - A Brigada Militar de Cotiporã foi acionada após uma denúncia de descumprimento de medida protetiva, na noite de terça-feira (9). O solicitante relatou que o irmão, recentemente liberado de uma clínica psiquiátrica em Caxias do Sul, estava na casa da mãe — local onde não poderia permanecer por decisão judicial. Segundo a denúncia, o homem, diagnosticado com esquizofrenia, afiava uma faca e ameaçava matar outro irmão.
Conflito de Decisões e Ação da Brigada Militar
Diante da situação, a Brigada Militar conduziu as partes até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). No local, foi identificado um conflito entre decisões: enquanto a medida protetiva impedia o homem de permanecer na residência, um encaminhamento da rede municipal de saúde autorizava sua permanência junto à família após a alta hospitalar.
A medida protetiva foi então considerada revogada. Foi registrado boletim de ocorrência por ameaça, e o homem — considerado incapaz — foi encaminhado para a ala psiquiátrica do Hospital São Peregrino Lazziozi, em Veranópolis. Ele permanecerá sob custódia até que seja determinada nova internação judicial.
*Com informações de Rádio Studio