
A Guarda Municipal de Caxias do Sul fechou 2025 com um aumento na captura de foragidos da justiça. Foram 160 prisões ao longo do ano, mais que o dobro do registrado em 2024, quando 88 pessoas foram presas pelas ruas da cidade. O resultado é atribuído à intensificação das rondas preventivas e paradas estratégicas, somadas ao monitoramento e ao trabalho integrado no Centro de Operações.
Os números gerais da segurança pública também avançaram. No último ano, a GM abordou 1.094 veículos, realizou 624 flagrantes, apreendeu 19 armas brancas e de fogo, efetuou 102 prisões por tráfico de drogas e recuperou 33 veículos. As abordagens e buscas pessoais superaram 8 mil, mais que o dobro do ano anterior.

O diretor da Guarda Municipal, Cesar Leandro Soares, destacou ainda a atuação em outras frentes.
“Temos que destacar ainda o trabalho incansável da nossa Guarda Escolar em um ano marcado pelo triste fato na Escola João De Zorzi. E ainda, neste período, a nossa Patrulha Ambiental nas rondas na Operação Verão que já repreenderam 1 mil pessoas se banhando e pescando indevidamente nas nossas represas”, disse o diretor da GM.
Soares lembrou o trabalho da força-tarefa de abordagem social a pessoas em situação de rua, em parceria com outras secretarias, que atendeu 1.171 pessoas. Outros dados de 2025 incluem 2.527 atendimentos a alarmes de prédios públicos, 109 medidas de proteção Maria da Penha e 212 operações integradas com órgãos como Brigada Militar e Fiscalização de Trânsito.
A Guarda Municipal trabalha a serviço da comunidade e pode ser acionada pelo telefone 153.