Foto: Maurício Tonetto/Secom
Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quinta-feira (12), os novos comandantes-gerais da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Assumem os cargos o coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, na BM, e o coronel Ricardo Mattei Santos, no CBMRS.

A mudança ocorre porque os atuais comandantes, coronel Cláudio dos Santos Feoli (BM) e coronel Julimar Fortes (CBMRS), atingiram o tempo máximo de 35 anos de serviço ativo e vão para a reserva.

Mudanças também nos subcomandos

Com a ida de Luigi ao comando-geral da BM, a Chefia do Estado-Maior passa a ser exercida pelo coronel Álvaro Martinelli, que comandava o Comando de Policiamento de Choque (CPChq).

No CBMRS, o então subcomandante-geral, coronel Ricardo Mattei Santos, assume o comando-geral. O novo subcomandante-geral será o coronel Alexandre Sorio Nunes.

Já na BM, o subcomandante-geral coronel Douglas Soares também vai para a reserva por tempo limite de serviço. Ele será sucedido pelo coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho.

Encontro no Palácio Piratini

Na tarde desta quinta-feira, os comandantes que deixam os cargos e os novos oficiais foram recebidos pelo governador e pelo secretário da Segurança Pública do Estado, coronel Mário Ikeda, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O encontro ocorreu antes da reunião mensal de avaliação de indicadores dentro do processo de governança da Gestão de Estatística em Segurança (Geseg), que integra o programa RS Seguro.

Ao agradecer aos oficiais que se despedem das funções, Leite destacou o legado construído nas últimas décadas e afirmou que a transição ocorre em um momento de consolidação dos avanços na segurança pública do Estado.

Segundo o governador, o Rio Grande do Sul vive um cenário de queda contínua nos principais indicadores criminais, fortalecimento da inteligência policial e aplicação de investimentos históricos na área.

Quem são os novos comandantes?

Coronel Luigi Gustavo Soares Pereira – BM

Ingressou na Brigada Militar em 1993, é bacharel em Ciências Militares – Defesa Social e em Direito, com pós-graduação em Administração Policial Militar e em Políticas de Gestão em Segurança Pública, além de diversos cursos nacionais e internacionais, incluindo o LEEDS – Law Enforcement Executive Development, na FBI National Academy (Quantico/EUA).

Ao longo da carreira, atuou no 12º BPM, em Caxias do Sul, integrou as Patrulhas Especiais e o Esquadrão Antibombas (Gate/RS), foi coordenador-geral de Operações da Força Nacional de Segurança Pública entre 2007 e 2014, além de ter chefiado a Agência Central de Inteligência (PM2) da BM e o Departamento de Ensino. Até então, exercia a função de chefe do Estado-Maior da corporação.

Coronel Ricardo Mattei Santos – CBMRS

Ingressou no Curso de Formação de Oficiais entre 1998 e 2000. Possui especialização para Bombeiro Oficial e, ao longo da trajetória, realizou cursos de destaque nas áreas de salvamento, busca e resgate, mergulho autônomo, gestão em segurança pública e defesa civil, além de formação como piloto de aeronave de segurança pública (avião e helicóptero).

Comandou o Pelotão de Operações Especiais do 20º BPM, atuou como piloto no Batalhão de Aviação da BM (2006-2014), foi chefe da Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas da Defesa Civil do Estado, comandante do 7º Batalhão de Bombeiro Militar, do Batalhão Especial de Busca e Salvamento e do 1º Comando Regional de Bombeiros Militar – Metropolitano. Em 2025, exercia o cargo de subcomandante-geral do CBMRS antes de ser anunciado como novo comandante-geral da corporação.