BATERIAS

Furtos de parquímetros disparam em Caxias do Sul

Cada furto das baterias causa um prejuízo médio de R$ 800, valor necessário para consertar ou substituir as partes danificadas

Furtos de parquímetros disparam em Caxias do Sul

Caxias do Sul - A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) registrou um aumento preocupante nos furtos de baterias de parquímetros em Caxias do Sul. Desde o início de 2025, a cidade contabilizou 37 ocorrências. Só no mês de junho, os criminosos furtaram 32 equipamentos — um salto expressivo em comparação à média de um caso por mês registrada entre janeiro e maio.

Cada furto causa um prejuízo médio de R$ 800, valor necessário para consertar ou substituir as partes danificadas. Além da perda financeira, os furtos também afetam diretamente o funcionamento do sistema, já que os equipamentos danificados não emitem tickets de estacionamento.

Apesar da inoperância dos parquímetros, a SMTTM reforça que os motoristas continuam obrigados a pagar a tarifa de estacionamento. Os condutores podem quitar a Zona Azul de quatro formas: pelo aplicativo Rek Pay, com monitores credenciados, em pontos de venda físicos ou na base operacional da Rek Parking, responsável pelo serviço. Atualmente, 90% dos motoristas preferem o aplicativo pela praticidade.

Confira os pontos de venda físicos em Caxias do Sul

  • Bouticão de Ouro – Av. Júlio de Castilhos, 2595 – São Pelegrino
  • Casa do Papel – Av. Júlio de Castilhos, 2102 – Centro
  • Consertaphone – Rua Marquês do Herval, 1210 – Centro
  • Confiare Serviços Empresariais LTDA – Rua Sinimbu, 1639, sala 05, Galeria Muller – Centro
  • Eletro 52 – Rua Garibaldi, 964 – Centro
  • Posto Longhi – Rua Alfredo Chaves, 1234, sala A – Exposição
  • R.A.S Serviços Empresariais EIRELI – Av. Rio Branco, 07, sala 26 – São Pelegrino
  • Ultra Tech – Rua Visconde de Pelotas, 685 – Centro

A SMTTM já investiga os casos junto às autoridades policiais e pede que a população denuncie qualquer atividade suspeita nas áreas de estacionamento.