Em Santiago, no sábado (11) e nessa segunda-feira (13), quatro traficantes foram presos com cocaína e maconha. As prisões ocorreram em uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Polícia Civil e do Exército Brasileiro. Cães farejadores auxiliaram nas ações.
No sábado, os órgãos de segurança da região de Santiago receberam a informação de que um Uno azul teria ido até São Luiz Gonzaga para buscar entorpecentes, e estaria retornando para Santiago. Equipes da PRF, da BM e da PC, assim que encontraram o veículo, deram ordem de parada ao condutor no trevo de acesso da RS 168 com a BR 287. Ele reduziu a velocidade e o passageiro pulou do carro em movimento, escondendo-se na vegetação às margens da rodovia. Os policiais cercaram o local e conseguiram prendê-lo.
Com o homem foram encontradas algumas porções de cocaína. O condutor do Uno, de 30 anos, e o passageiro, de 18 anos, foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Os policiais fizeram buscas nas imediações da prisão mas não localizaram mais nenhum ilícito.
Já na segunda-feira (13), em continuidade à operação, de posse das informações de que dois indivíduos em uma bicicleta iriam buscar entorpecentes que haviam sido escondidos no mato pelo criminoso que pulara do carro em movimento, uma guarnição da Brigada Militar encontrou os dois indivíduos com a bicicleta fazendo buscas no local. Equipes da PRF, da PC e do EB, com cães farejadores, iniciaram buscas no local e encontraram uma bolsa com dois quilos de maconha.
Os dois homens de bicicleta, de 51 e 25 anos, foram presos por tráfico de drogas e autuados por associação ao tráfico de drogas.