
Litoral - Agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos realizaram operações de fiscalização na terça (20) e quarta-feira (21) em municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. As ações resultaram na apreensão de aproximadamente 4 toneladas de produtos impróprios para o consumo e na interdição de três restaurantes devido a graves irregularidades.
Na terça-feira (20), a fiscalização em Imbé e Tramandaí apreendeu cerca de 3 toneladas de itens inadequados. Em Imbé, seis estabelecimentos foram vistoriados, com a apreensão de uma tonelada de carnes, pescados, itens de padaria, fraldas, bebidas lácteas e embutidos.
As irregularidades incluíam alimentos fora da temperatura correta, produtos sem procedência e validade vencida. Uma churrascaria foi interditada por condições de higiene precárias, com carnes preparadas no dia anterior expostas ao ambiente e armazenadas inadequadamente.

Ainda na terça, em Tramandaí, a maior apreensão da operação ocorreu em uma peixaria na Praia de Nova Tramandaí, onde cerca de 2 toneladas de pescados foram apreendidas. Os produtos não tinham procedência, registro ou rotulagem, incluindo peixes de outros estados, cuja venda não é permitida no RS.
Na quarta-feira (21), a ação seguiu em Capão da Canoa e Xangri-lá. Dois mercados e dois restaurantes foram autuados por comercializar produtos sem procedência e vencidos. Nos restaurantes de Xangri-lá, as péssimas condições de higiene levaram à interdição dos estabelecimentos. Neste dia, foi apreendida pelo menos 1 tonelada de produtos impróprios.



Todos os estabelecimentos fiscalizados foram autuados, e os produtos apreendidos foram descartados. As operações destacam a atuação contínua do programa na garantia da segurança alimentar no litoral gaúcho.
Participaram da ação promotores de Justiça, servidores do GAECO/MPRS, equipes da Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria Estadual da Saúde, da SEAPI, da Patrulha Ambiental da Brigada Militar e da Delegacia do Consumidor.