Com prazo de término, de acordo com a administração pública, para a semana que antecederia o Natal, uma etapa da obra de macrodrenagem no bairro São Leopoldo ainda não foi totalmente concluída em Caxias do Sul.
A intervenção do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) começou no dia 11 de novembro e bloqueou parte da rotatória das avenidas São Leopoldo e Perimetral Bruno Segalla. No local, o trânsito em direção à BR-116 está sendo desviado por um trevo aberto, especialmente para os trabalhos. Os condutores precisam acessar trecho de cerca de 100 metros da Perimetral Bruno Segalla pela contramão.
A importante intervenção no trânsito caxiense foi anunciada em coletiva de imprensa, quando também foi projetado o prazo de finalização desta etapa. O novo diretor-presidente do Samae, João Uez, confirma que havia previsão de entrega do trecho no mês de dezembro, mas que intervenções no local constataram problemas de conexões de galerias que atrasaram a execução. Ele estima que a conclusão da etapa deve ser entregue nas próximas semanas.
Após a conclusão dos trabalhos no local as obras devem avançar para outro ponto da Perimetral, na mesma região, em frente à Caixa Econômica Federal. A obra completa de macrodrenagem, que deve ser concluída até agosto deste ano, beneficiará uma área de cerca de 370 hectares, com aproximadamente 30 mil moradores dos bairros Centro, Panazzolo, Exposição, São Leopoldo e Rio Branco.
Orçada em R$ 7,4 milhões, a obra está situada em um local com três bacias hidrográficas, cuja necessidade de estruturação impactará na diminuição dos alagamentos que são registrados nos bairros citados.