Segurança

Empresa que incendiou em Farroupilha trabalhava com espuma semelhante a da Boate Kiss

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

A empresa Tecmar Indústria Têxtil, pertencente ao grupo Classport, que incendiou  na tarde desta sexta-feira (28), em Farroupilha, produzia tecidos e espumas. Conforme o secretário do Meio Ambiente, Tiago Ilha, a espuma que a empresa tinha em seu interior era semelhante a que havia nas paredes e teto da Boate Kiss, em Santa Maria e que incendiou em 27 de janeiro de 2013 deixando 242 mortos.

O secretário confirmou que as licenças ambientas da empresa estavam em dia, inclusive em vias de serem renovadas.

“A licença estava vigente, iria ser renovada agora em abril deste ano. É uma tragédia que a gente lamenta e sim, o material que incendiou é muito semelhante ao da tragédia na Boate Kiss. Estamos orientando os moradores para que fechem suas casas completamente, ou deixem bem arejadas, para que a fumaça não acumule. Não é uma situação alarmante, mas pelo produto ser tóxico, deve-se ter esse cuidado”, disse.

O secretário também confirmou que assim que espaço fosse liberado pelo Corpo de Bombeiros, agentes iriam começar o monitoramento para avalias se houve algum impacto ao meio ambiente e repassar as orientações para que a empresa leve o que sobrar do incêndio para um aterro industrial, devido a complexabilidade do material.

As chamas iniciaram por volta das 13h40min, na estrutura que fica localizada na Av. São Vicente, no bairro Cinquentenário, e deixou uma pessoa ferida. O gerente de produção, de 60 anos, teve queimaduras leves nos braços e no rosto. O dono da empresa também precisou de atendimento médico. Os dois foram atendidos no PA da Unimed.

O foco do incêndio teria sido um pingo de solda que caiu sobre algumas espumas. Conforme relatos, a fumaça se espalhou por toda região. Cerca de 15 pessoas trabalham na empresa, que ficou completamente destruída.