Nesta terça-feira (14), o delegado Fernando Sodré tomou posse como novo chefe da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, em evento realizado no auditório Cícero do Amaral Viana, no Palácio da Polícia, em Porto Alegre. A cerimônia marcou também a posse do Delegado Heraldo Chaves Guerreiro como novo Subchefe da corporação.
Natural de São Paulo, Fernando Antônio Sodré de Oliveira é Delegado da Polícia Civil gaúcha desde 1998. Ao longo de mais de duas décadas, sua trajetória na instituição sempre esteve bastante ligada ao interior do Estado. Sodré já atuou como Delegado Regional da 21ª Delegacia de Polícia Regional do Interior em Santiago, de 2015 a 2016, e foi Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), o maior departamento da instituição, de 2016 a 2019. O Delegado também chefiou delegacias e distritos policiais em Cerro Largo, Porto Alegre, Caxias do Sul, São Luiz Gonzaga e Santo Antônio das Missões. Desde 2019, ele atuava como Delegado Regional da 13ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, em Santo Ângelo, cargo que também ocupou de 2011 a 2015.
Em seu discurso, o novo Chefe de Polícia definiu a posse como um “momento de extremo júbilo” que assinala o entrelaçamento de diversos momentos de sua trajetória. Primeiro negro a assumir o comando da Polícia Civil em 181 anos de instituição, Delegado Sodré também destacou que o feito é um importante marco no enfrentamento ao racismo. “Isso demonstra a força da diversidade, a visão do Estado e o cumprimento de suas autoridades públicas no enfrentamento do racismo estrutural”, explicou.
Além dos agradecimentos, o Chefe de Polícia acentuou, em sua fala, o compromisso que assume em realizar uma gestão cada vez mais integrada com as demais forças de segurança do Estado nos níveis operacionais, de gestão e de inteligência. Ele também ressaltou que seu comando será pautado, principalmente, pela proteção dos grupos vulneráveis e pelo combate ao crime organizado, aos crimes violentos, como homicídios e feminicídios, aos crimes patrimoniais, como roubos e extorsões, e ao tráfico de drogas.
O governador Eduardo Leite comemorou a indicação do primeiro homem negro para comandar a Polícia Civil gaúcha. “Isso deveria ser algo natural e que já deveria ter acontecido há mais tempo, mas, enquanto for exceção, nós teremos que destacar fortemente, porque governar é também buscar liderar em uma direção correta do ponto de vista civilizatório”, disse. Leite também destacou a importância da integração entre as forças de segurança que vem ocorrendo nos últimos anos e que deve seguir pautando a Segurança Pública nos próximos anos.
Foto: Raquel Barcelos / PCRS
Perfil
Natural de São Paulo, Fernando Antônio Sodré de Oliveira tem 58 anos. É delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul desde 1998. Em 25 anos de atuação na Polícia gaúcha, chegou à 4ª classe, o mais alto nível da carreira. Desde 2019, atuava como titular da 13ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, em Santo Ângelo, cargo que já havia ocupado entre 2011 a 2015.
É bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Concluiu mestrado em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais/RJ e em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, cursa o doutorado em Direitos Humanos na Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Unijuí). Ele ainda possui especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Direito Penal pela UCS e em Segurança Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.