Resultados refletem o trabalho integrado entre a Brigada Militar e outros órgãos de segurança.
Resultados refletem o trabalho integrado entre a Brigada Militar e outros órgãos de segurança. | Foto: BM/Divulgação

Bento Gonçalves - Os principais indicadores criminais de Bento Gonçalves apresentaram queda em 2025. Os dados oficiais foram divulgados nesta segunda-feira (5) pelo 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT).

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) tiveram redução de 30% na comparação anual. O número caiu de 40 ocorrências em 2024 para 28 em 2025.

O roubo de veículos registrou queda de 50%, passando de oito para quatro casos. Já os roubos a pedestres diminuíram 23%, com redução de 43 para 33 registros ao longo do ano.

Ações e Resultados da Brigada Militar

Em relação à produtividade operacional, a Brigada Militar apreendeu 39 armas e 163 quilos de entorpecentes. As equipes também capturaram 72 foragidos e realizaram 470 prisões em flagrante em 2025.

As ações de policiamento resultaram ainda na abordagem de 24.681 pessoas e na fiscalização de 8.366 veículos no município.

Declarações e Esclarecimentos

O comandante do 3º BPAT, tenente-coronel Chesani, afirma que os resultados refletem o trabalho integrado entre a Brigada Militar e outros órgãos de segurança, como Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal e a Prefeitura.

Segundo ele, os números são oficiais e têm como base o Sistema de Gestão Estatística da Segurança (GESeg), do programa RS Seguro, utilizado desde 2019. O comandante também esclarece que o termo CVLI abrange homicídios dolosos, latrocínios, feminicídios e abortos, e que a Brigada Militar não divulga a identidade das vítimas, conforme a legislação vigente.