Uma menina de 11 anos que caiu no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, nesta quinta-feira (10) foi localizada pelo Corpo de Bombeiros que realizavam a busca. Não há informação sobre o estado de saúde da menina, no entanto, o resgate deverá ser feito com cordas e equipamentos adequados a técnicas de rappel. A vítima está a aproximadamente 70 metros de altura. A menor de idade uma pessoa com Transtorno de Espectro Autista (TEA).
Segundo informações obtidas junto ao Capitão do Corpo de Bombeiros de Gramado, Pedro Henrique Costa, a vítima foi localizada por volta das 17h30 por meio de drone com uma câmera térmica, que permite identificar um ponto de caloria.
“Com essa localização exata, a gente permitiu passar para o próximo estágio da operação que é o sistema de rappel”, explica.
Ele ainda detalha que será feita uma “descensão” para acessar a vítima, fazer a extração dela e depois a ascensão.
“Então agora a gente está no momento de montagem do sistema, criando as condições ideais de segurança com iluminação, torre de iluminação, sistema de rappel, com tripé, com viaturas e ancoragem nessas viaturas, que são os nossos pontos-bombas, para que os nossos operadores, os militares de Porto Alegre, do grupo de busca e salvamento, consigam efetuar essa descida”, conclui.
Buscas no Cânion Fortaleza
Segundo os bombeiros da cidade, o chamado foi feito informando que a criança teria caído de uma área elevada do mirante localizado no Parque Nacional da Serra Geral.
Além da equipe local, bombeiros de Canela também participam da operação de busca, que contou com o apoio de um helicóptero.