
Uma tropa para atuar nas ocorrências de maior vulto na Serra Gaúcha. Este é o 4° Batalhão de Polícia de Choque inaugurado oficialmente em Caxias do Sul nesta quinta-feira (7). O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esteve presente no evento que contou com a presença de diversas autoridades da região no bairro São José, a sede do grupamento.
Este foi o primeiro evento com a participação do novo comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Rodrigo Mohr Picon. São 110 policiais que agora integram o pelotão que irá atender as principais ocorrências de toda a região serrana gaúcha. Antes mesmo de ser oficialmente instalado, o Choque já atuou em ocorrências em Antônio Prado, Gramado, Canela e Bento Gonçalves.
O comandante da tropa é o major Álvaro Martinelli. O grupo já conta com 15 viaturas e, segundo Eduardo Leite, deve receber maior investimento e equipamentos com novas medidas que serão anunciadas às 10h desta sexta-feira (8).
“São 110 homens e mulheres preparados para atuar em operações especiais nestas regiões, pelas cidades ajudando a combater a criminalidade. Nós temos certeza absoluta que isso vai ser determinante na redução dos índices de criminalidade no estado do Rio Grande do Sul”, disse o governador durante entrevista coletiva.
Há a expectativa, ainda, que o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO/Serra) junte-se à estrutura do novo batalhão de Choque da Brigada Militar no bairro São José. Ao todo, 55 PMs que atuavam no 12° Batalhão de Polícia Militar foram transferidos para o Choque. Em contrapartida, a tropa de Caxias do Sul recebeu também 55 novos policiais para integrar o quadro funcional.