Caxias do Sul

Central da Fiscalização de Trânsito de Caxias do Sul agora funciona no CIOP

Monitoramento do fluxo de veículos e atendimento da central telefônica 118 ocorre das 7h às 0h

Foto: Fiscalização de Trânsito/Divulgação
Foto: Fiscalização de Trânsito/Divulgação

O novo sistema de atendimento ao cidadão começou a funcionar na última semana. Desde então, as ligações para o telefone 118 da Fiscalização de Trânsito são recebidas por agentes que trabalham no Centro Integrado de Operações (CIOP) de Caxias do Sul. O horário de atendimento da nova central vai das 6h às 0h, durante todos os dias da semana.

Anteriormente, as chamadas eram recebidas pela central telefônica da própria Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). A partir da mudança, os servidores da Fiscalização ganharam um espaço próprio para desempenhar as funções. Eles também passaram a ter acesso ao videomonitoramento do CIOP, em tempo real.

Atualmente, o sistema é composto por 275 câmeras de alta complexidade e método de aproximação. Destas, 74 estão habilitadas com ferramenta de reconhecimento de placas de veículos. No CIOP, os agentes de trânsitos têm acesso a 150 aparelhos fixos e 51 móveis.

Por meio do telefone 118, a população pode requisitar a Fiscalização de Trânsito para demandas como sinistros de trânsito ocorridos nas áreas urbana e rural do Município; ocorrências de materiais sobre a via, como óleo ou fios caídos; e estacionamento irregular em frente a entradas e saídas de garagens, entre outras.

Multas

O monitoramento serve apenas para acompanhar a movimentação de trânsito e verificar situações em que os agentes possam intervir de forma mais efetiva. O sistema não serve para a aplicação de multas de trânsito. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), elas só podem ser aplicadas pelo agente de trânsito que estiver presente ao local da infração, com a possibilidade de identificar o condutor.

CIOP

No CIOP, também atuam servidores das Polícias Federal, Penal e Rodoviária Federal. O órgão está localizado na área central de Caxias do Sul e ocupa um espaço total de 1,2 mil metros quadrados.

A estrutura conta com 15 estações de trabalho, painéis com monitores de 55 polegadas e atendimento integrado dos telefones 190, da Brigada Militar, e 153, da Guarda Municipal, além do 118.