Foto: Divulgação/Sindilojas
Foto: Divulgação/Sindilojas

Foi lançada, nesta segunda-feira (17), a Operação Black Friday de 2025, do Sindilojas Caxias, em parceria com a Brigada Militar. A ação, que se estende até o dia 30 de novembro, vai reforçar o policiamento na região central de Caxias do Sul, para garantir a segurança de comerciantes e consumidores durante o período de compras de final de ano e de pagamento da primeira parcela do 13º salário.

O presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, afirmou que a ação chega em um momento em que o comércio dita o ritmo da economia local

“Esse trabalho extra de segurança dá mais tranquilidade para quem vai às compras e também para quem está atrás do balcão, especialmente diante dos furtos menores que costumam acontecer”, observou Rossano Boff.

O Comandante da Guarda Municipal (GM), César Leandro Soares, apontou que, no período de duração da operação, haverá plantão da Guarda Municipal na praça Dante Alighieri 24 horas por dia

Planejamento operacional

A Operação Black Friday vai reunir ações de inteligência para identificar horários e locais de maior circulação de pessoas. Também serão definidos eixos estratégicos de policiamento no centro e zonas comerciais de Caxias do Sul com maior fluxo de pedestres e locais com histórico de furtos e ocorrências patrimoniais. 

Segundo o Tenente Coronel Márcio Borba Fernandes, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, integração, investimento e inteligência têm reduzido os índices criminais, proporcionando que 2025 resulte em dados muito melhores, mas ainda é necessário manter cuidados. 

“É comum que, durante as festas natalinas, intensifiquem roubos a estabelecimentos comerciais. A preocupação da polícia é priorizar as pessoas, porém, cada vez mais o cuidado com segurança pública envolve também que as pessoas tenham medidas próprias de segurança”, alertou o Tenente Coronel.

Como parte da ação, serão realizadas visitas de aproximação a lojistas, patrulhamento noturno, policiamento com cães, uso de motocicletas e reforço no efetivo do 12º BPM, que atualmente conta com a média diária de 88 policiais militares e 39 viaturas.