Dentro do projeto de segurança pública de Caxias do Sul, a cidade terá áreas com identificação facial. Um dos locais será na região da Estação Férrea, no bairro São Pelegrino. O prefeito Adiló Didomenico anunciou a iniciativa em um evento na noite de quinta-feira (13), em comemoração aos 150 anos da Imigração Italiana, no Radisi Bar e Restaurante, localizado no Largo da Estação, na mesma região.
Contudo, ainda não foi informado pela administração municipal como funcionará a identificação facial, as localizações exatas das regiões e nem quando entra em funcionamento. O chefe do Executivo explicou que pediu a criação do projeto ao secretário de Segurança Pública, Paulo Roberto Rosa da Silva.
Procurado pela reportagem do Portal Leouve, o secretário afirmou que não poderia antecipar as informações da iniciativa e que a Prefeitura iria se manifestar por meio da assessoria de imprensa.
Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul:
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, iniciou este ano um estudo para a implementação de câmeras de reconhecimento facial na cidade. O objetivo é qualificar o serviço já realizado pelo Centro Integrado de Operações de Caxias do Sul, o CIOp, inaugurado no final de 2023.
O estudo, sem prazo para ser concluído, foca em áreas com maior concentração de pessoas, entre elas o Largo da Estação Férrea.
O CIOp funciona 24 horas com 400 câmeras de monitoramento e 73 de cercamento eletrônico, além das câmeras instaladas em torres com botões de alerta nas EPIs e três estações de ônibus no centro da cidade.
Desde a sua inauguração, o CIOp reduziu os índices de criminalidade em Caxias do Sul. O roubo em estabelecimento comercial reduziu 23% de 2023 para 2024 (52 para 40), e 32% no roubo a pedestre (800 para 538) e roubo de veículos (197 para 133) no mesmo período. O Centro de Operações conta com o trabalho conjunto da Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito, Brigada Militar e Polícia Civil.