A Prefeitura de Caxias do Sul anunciou, nesta quinta-feira (10), a criação de um grupo de trabalho voltado à prevenção da violência e ao fortalecimento da segurança no ambiente escolar. A iniciativa foi definida durante reunião no Salão Nobre do Centro Administrativo, que reuniu representantes de diferentes setores do governo e de áreas como educação, saúde, segurança e assistência social.

Grupo de Trabalho para Prevenção da Violência nas Escolas
O grupo terá como missão elaborar uma política pública com ações contínuas para promover a cultura de paz e ampliar a segurança dentro e fora das escolas. As reuniões serão mensais, e a primeira já tem data marcada: 24 de abril, às 13h30, na Secretaria da Educação. Também serão convidados a integrar as discussões órgãos como o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Conselho Tutelar e Ministério Público.
Durante a reunião, Dornelles destacou que uma portaria será publicada para regulamentar o funcionamento do grupo.
“Nos comprometemos a apoiar no que for necessário. Vocês têm total autonomia para agir de forma integrada. Contem conosco”, afirmou.
A secretária Marta Fattori também reforçou a importância da união entre os setores, especialmente após o caso de violência registrado na semana anterior.
“Estamos juntos para construir ações que garantam mais segurança, paz e melhores condições de trabalho nas escolas”, declarou.
O encontro contou com a presença do chefe da Casa Civil, Roneide Dornelles; da secretária da Educação, Marta Fattori, e da secretária-adjunta, Simone Selbach; do secretário da Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva; do secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior; do presidente da Fundação de Assistência Social, Samuel de Avilla; e do superintendente de Governança, Samuel Adami. Também participaram representantes da Guarda Municipal, Guarda Escolar e de programas como Cipave, Justiça Restaurativa e Saúde Mental.