Na tarde desta segunda-feira (28), o cachorro comunitário Negão, que estava desaparecido desde quinta-feira (24), foi localizado em São José dos Ausentes. O animal foi encontrado nas proximidades do trevo do Carauno, na BR-285, por duas moradoras locais. A Brigada Militar foi acionada, confirmou a identidade do cachorro e o escoltou até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Vacaria.
O desaparecimento de Negão gerou grande repercussão nas redes sociais. O cão foi capturado por dois homens, que seriam funcionários da Prefeitura, utilizando um veículo oficial. Câmeras de segurança registraram a ação, e o caso foi registrado na polícia.
A Prefeitura de Vacaria tomou as providências, exonerando os dois funcionários envolvidos no caso. O prefeito, André Rokoski, também registrou ocorrência policial, e a Polícia Civil investiga o fato por meio de inquérito.
Uma das cuidadoras do animal informou que, durante os dias de busca, houve tentativas de localizar o cachorro nas proximidades da fazenda de um acusado, no segundo distrito de Bom Jesus, mas sem sucesso. Negão foi encontrado na estrada entre Bom Jesus e São José dos Ausentes.