PRESENÇA OSTENSIVA

Operação 'Papai Noel' reforça segurança nas áreas comerciais da Serra Gaúcha

Brigada Militar intensifica policiamento até o fim de dezembro, com foco no período de festas de final de ano e eventos como a Black Friday

Em Caxias do Sul, o lançamento da operação ocorreu em frente à Catedral Diocesana Santa Teresa, no Centro.
Em Caxias do Sul, o lançamento da operação ocorreu em frente à Catedral Diocesana Santa Teresa, no Centro. | Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM

A Brigada Militar (BM) lançou, nesta quinta-feira (28), a Operação Papai Noel em cidades da Serra Gaúcha, como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha. A ação visa reforçar a segurança em áreas comerciais e de grande circulação, garantindo tranquilidade à população durante as festas e eventos de fim de ano. Em todo o Rio Grande do Sul, a operação se estenderá até 31 de dezembro, marcando presença ostensiva da polícia em regiões de comércio intenso.

Caxias do Sul

Em Caxias do Sul, o lançamento da operação ocorreu em frente à Catedral Diocesana Santa Teresa, no Centro. Segundo o comandante do CRPO-Serra, coronel Eduardo Cunha Michel, o município recebeu 100 novos policiais em estágio operacional, que devem ser efetivados na cidade após o término do treinamento.

“Esses homens reforçarão o policiamento durante as festas de Natal e a virada do ano. Desde o início do mês, o trabalho do efetivo tem contribuído para a manutenção da redução nos índices criminais, como a queda de 43% nos roubos a pedestres e estabelecimentos comerciais”, afirmou o comandante.

Michel destacou ainda que ações contínuas, como o envio de reforços de batalhões de choque, foram fundamentais para conter picos de violência registrados no início do ano.

Bento Gonçalves

Em Bento Gonçalves, a operação foi lançada na Via Del Vino, em frente à Prefeitura Municipal, por meio do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT). O comandante, tenente-coronel Flori Chesani Júnior, explicou que a iniciativa busca ampliar a sensação de segurança durante as compras de Natal e a Black Friday.

O comandante destacou o papel da inteligência da Brigada Militar na análise de dados sobre furtos e roubos, utilizando o sistema GSEG para mapear áreas de maior incidência e direcionar o policiamento.

“Fazemos um controle diário dessas informações, o que nos permite atuar de forma mais estratégica nos locais onde a criminalidade é mais recorrente”, afirmou Chesani.

Além disso, Chesani compartilhou orientações importantes para a população, especialmente durante a Black Friday:

  • Compras online: Verificar se o site é confiável, desconfiar de preços muito baixos e evitar acessar links suspeitos.
  • Compras presenciais: Conferir o valor antes de confirmar pagamentos, evitar manusear bolsas ou celulares em locais abertos e redobrar a atenção com os pertences pessoais.

Farroupilha

Em Farroupilha, a apresentação da operação ocorreu em frente ao Sindilojas, no centro do município, por meio do 36º Batalhão de Polícia Militar (36ºBPM). Estiveram presentes no ato, representantes da Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

O comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM), Giovani Gomes, ressaltou que o foco será o patrulhamento ostensivo e o diálogo com comerciantes.

“Nós já temos uma rotina de policiamento e acompanhamento de ocorrências, porque estamos equilibrados em índices de criminalidade do RS Seguro, então a tendência é nós mantermos e darmos um reforço a mais no comércio”, dastacou Gomes.

Ele ressaltou que cada força de segurança realizará o monitoramento em sua área temática, dividindo assim o serviço. O comandante ressaltou as ações que serão realizadas até o último dia de 2024 a partir de agora:

“Foco no policiamento ostensivo normal. Nós também teremos equipes visitando o comércio, conversando e trocando informações, mas principalmente pegando as informações que o comerciante nos dá”, explicou o comandante.

Giovani Gomes encerrou afirmando que a expectativa tanto da operação quanto das vendas é positiva, fazendo com que a economia fique pujante.