
Bento Gonçalves - O 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT) da Brigada Militar divulgou, na tarde desta terça-feira (11), os indicadores de criminalidade de Bento Gonçalves durante coletiva na sede do batalhão, no bairro Cohab. Nos primeiros dez meses de 2025 foram registrados 24 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), contra 34 no mesmo período de 2024 — uma redução de 29%.
Das 24 mortes registradas neste ano, 15 estão ligadas a disputas entre grupos criminosos e uma ocorreu em confronto com a Brigada Militar.

Entre outros indicadores, os roubos a pedestres caíram de 34 para 28 e os roubos de veículos de 5 para 3. Já o furto de veículos aumentou 17%, passando de 54 para 63 casos.



Em produtividade operacional, a Brigada Militar efetuou 421 prisões em flagrante até o fim de outubro, apreendeu 35 armas e retirou de circulação 161 quilos de drogas. De acordo com dados do 3º BPAT, cerca de 80% das pessoas presas ao longo de 2025 já foram liberadas pela Justiça.


Declarações do Comandante Flori Chesani Júnior
O comandante do batalhão, tenente-coronel Flori Chesani Júnior, destacou que a queda nos homicídios é resultado de ações integradas e da intensificação das operações.
“Após um início de ano conturbado, com três homicídios em cinco dias, adotamos diversas medidas conjuntas com os demais órgãos de segurança do município. Os resultados mostram que o foco nesse tipo de crime tem sido eficaz”, afirmou.
“As abordagens e prisões relacionadas a armas, drogas e foragidos inibem a incidência criminal. Essa atuação integrada tem contribuído para uma redução significativa nos homicídios”, completou o comandante.
Sobre o aumento dos furtos de veículos, Chesani explicou que o pico ocorreu em agosto, mas que as prisões de envolvidos ajudaram a estabilizar os números.
“Realmente tivemos um aumento no primeiro semestre, mas após as prisões dos autores, os indicadores começaram a cair. A tendência é de estabilização até o fim do ano”, disse.
Operação Papai Noel
Para o período de compras de fim de ano, o comandante informou que a Brigada Militar já prepara a Operação Papai Noel, com reforço no policiamento de áreas comerciais e de grande movimentação.
“A operação é tradicional e tem foco na prevenção de roubos e furtos em locais de comércio, para que comerciantes e consumidores possam atuar com mais tranquilidade”, destacou.
Apoio à Segurança Pública
O encontro também contou com a presença do empresário Ricardo Piccoli Carvalho, presidente da Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública. A entidade foi reconhecida pelos policiais pelo apoio financeiro e estrutural à corporação, o que possibilitou melhorias na sede do batalhão e a aquisição de novas viaturas.










