OPERAÇÃO

Bombeiros usam helicóptero para resgatar homens ilhados em acampamento na Serra Gaúcha

Trio não conseguiu sair por conta da cheia do rio no Passo do Inferno, entre Canela e São Francisco de Paula. Eles estavam no local desde sexta (19)

Foto: CBMRS / Reprodução
Foto: CBMRS / Reprodução

Canela e São Francisco de Paula - O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou o resgate de três homens que ficaram ilhados na localidade de Passo do Inferno, na divisa entre Canela e São Francisco de Paula, na tarde desta segunda-feira (21).

Segundo a corporação, os indivíduos saíram para acampar na última sexta-feira (19). No entanto, em razão das fortes chuvas que atingiram a região durante o fim de semana, um córrego transbordou e isolou o grupo em uma espécie de ilha formada pela cheia.

Familiares entraram em contato com os bombeiros de Canela, que deslocaram uma equipe até o local e conseguiram fazer contato visual com as vítimas. Diante da correnteza e do aumento do nível da água, foi necessário acionar um helicóptero da corporação para realizar o resgate. Os três homens foram içados e levados a um ponto seguro. Em seguida, receberam atendimento médico preventivo.

Histórico de cheias frequentes

A região do Passo do Inferno carrega histórico de dificuldades em travessias. Antes de 1910, o local já era conhecido como “Passador do Inferno”, devido às cheias frequentes entre setembro e novembro. À época, era a única passagem possível a cavalo nas proximidades de Canela, por estar em um vale profundo, com desníveis que chegam a 400 metros.