Caxias do Sul - Entre 1º de janeiro e 21 de maio de 2025, a Brigada Militar de Caxias do Sul intensificou suas ações e retirou 129 armas de fogo das ruas. O número representa um crescimento de 134,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Durante os mesmos 141 dias, os policiais também confiscaram 254 quilos de drogas, o que equivale a um aumento de 362%. Além disso, 999 pessoas foram presas em flagrante, uma média de sete por dia.
O tenente-coronel Márcio Borba Fernandes, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, divulgou os dados nesta quinta-feira (22). Segundo ele, o policiamento mais ostensivo e a presença ativa da corporação nas comunidades contribuíram diretamente para a queda nos crimes contra a vida, que diminuíram 66% na cidade.
Ações
Após o episódio em que três adolescentes esfaquearam uma professora na Escola Municipal João De Zorzi, a Brigada aumentou a vigilância nas escolas. Apenas em abril, os policiais realizaram 570 visitas em instituições de ensino, como parte das medidas preventivas.
O comandante ressaltou que o trabalho da Brigada Militar foca na presença constante nas ruas, no combate direto ao tráfico de drogas e na aproximação com a comunidade escolar. A estratégia vem mostrando resultados significativos na segurança pública da região.
Novas viaturas
O 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul fortalece sua estrutura com a chegada de 11 novas viaturas que serão entregues nesta sexta-feira (23). O reforço faz parte de um investimento de cerca de R$ 7 milhões em segurança pública, realizado desde 2021.
A nova frota inclui 10 Toyota Corolla Cross semi-blindados adquiridos com recursos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), e uma Toyota Hilux, viabilizada por um convênio com o Conselho da Festa Nacional da Uva.
Além das viaturas, estão previstos para 2025, 16 motocicletas para a Rocam, 2 caminhonetes, armamentos e munições.