Bento Gonçalves discute reforço na fiscalização de cães bravos em espaços públicos
Bento Gonçalves discute reforço na fiscalização de cães bravos em espaços públicos | Foto: PMBG/Divulgação

A Prefeitura de Bento Gonçalves realizou, nesta segunda-feira (29), uma reunião para tratar do reforço na fiscalização de cães considerados bravios em vias e espaços públicos. O objetivo é ampliar as ações de controle e orientar a população sobre o cumprimento das normas de segurança em locais de convivência, como praças e parques.

A discussão ocorreu após um ataque registrado no último sábado (27), na Praça Centenário, onde um cachorro e seu tutor ficaram feridos após serem atacados por cães soltos. O responsável pelos animais foi identificado e recebeu multa administrativa.

LEIA TAMBÉM: Casal e cadela ficam feridos após ataque de pitbulls em praça no Centro de Bento Gonçalves

Participaram do encontro o prefeito Diogo Siqueira, a vereadora Letícia Bonassina, o procurador-geral do município, Gustavo Scharamm, os secretários municipais de Segurança, Gabriel Kellerman, e de Meio Ambiente, Volnei Tesser, além de representantes da Brigada Militar, Exército, Patran, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal.

Em Bento Gonçalves, a Lei nº 229/2022 determina que cães de raças consideradas bravias circulem em locais públicos com guia curta e focinheira. O descumprimento da legislação prevê aplicação de multa.

Ações e Medidas Adotadas

Segundo o prefeito, a fiscalização será intensificada para garantir a segurança nos espaços públicos. Nos próximos dias, equipes também atuarão nas praças com ações de orientação. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 162, 153 ou 190.

Orientações à População

Entre as principais orientações estão o uso obrigatório de guia curta e focinheira para cães bravios, a condução do animal apenas por tutores maiores de idade e aptos, a preferência por horários com menor circulação de pessoas e a responsabilidade do tutor por eventuais danos. Também é exigido o recolhimento das fezes e o respeito às áreas infantis e de lazer coletivo.