Bento Gonçalves

Bento figura em ranking de cidades gaúchas com alto número de homicídios

(Foto: Isa Severo/Grupo RSCOM)
(Foto: Isa Severo/Grupo RSCOM)

Bento Gonçalves destaca-se negativamente no estado do Rio Grande do Sul quando se fala em mortes violentas. Em 2019, até o momento, 52 pessoas foram mortas. O número é idêntico ao do ano passado, mas há um diferencial. Na última divulgação do IPEA  (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) do Atlas da Violência 2019, a cidade ocupava a 9º posição no Estado, entre as cidades mais violentas a cada 100 mil habitantes.

Se nem tudo são flores em relação às mortes violentas, outros índices de segurança pública surpreendem positivamente.  Houve uma queda relativa a crimes de roubo, furto e arrombamentos. Redução de 61,46% nos casos de roubo a estabelecimento comercial, 36,07% furto e roubo de veículos e 56,61% em arrombamentos, se comparado ao mesmo período de 2018.

O secretário de segurança, Diego Caetano fala sobre a diminuição dos índices e os trabalhos que vem sendo realizados de forma efetiva para combater os altos números de mortes.

“Houve uma redução de agosto para cá, o número é menor. Nós estamos trabalhando, a própria Guarda Civil Municipal ela veio a somar as forças de segurança municipal, desde agosto. Aos poucos estão conhecendo mais, sempre dissemos que estavam em estágio. Estão aprendendo a trabalhar e logo estarão de uma maneira mais efetiva, integrada com os demais servidores da segurança pública” fala.

A Guarda Civil Municipal (GCM) teve inicio no dia primeiro de agosto,  auxiliando na realização de ações e focados em patrulhamentos com maior contato a comunidade e realizando prisões. Segundo dados levantados, já foram mais de 1000 atuações.

Ainda sobre as ações realizadas, o secretário informa sobre o reforço no apoio no combate ao tráfico de drogas no município.

“A Polícia Civil fez uma força tarefa com policiais civis de Caxias e da região. A Brigada Militar ampliou seu policiamento, trouxe efetivo de área, o efetivo de Bento reforçou suas ações. O 4º BPChoque, conseguiu fazer uma apreensão gigantesca no quartel general de uma facção aqui de Bento, localizada próximo a BR-470, onde lá localizou, um fuzil, 18kg de maconha, 2k cocaína, fora as pistolas que estavam escondidas. Na ocasião um dos líderes acabou sendo preso”diz Caetano.

A Polícia Civil conta com apoio de policiais de Caxias do Sul, Farroupilha e Garibaldi para as investigações dos homicídios.

Ações com o 3º BPAT, POE, ROCAM, Guarda Civil Municipal e Agentes Municipais de Trânsito auxiliando na Operação Papai Noel desde o inicío do mês. De forma estratégica a Brigada Militar em pontos específicos visando o combate a criminalidade, 14 policias de Porto Alegre, auxiliam de quinta-feira a domingo.

Recursos

Bento Gonçalves recebeu através de emendas da bancada gaúcha neste ano, cinco viaturas para BM, três fuzis para a Polícia Civil. Além de 14 de videomonitoramento e coletes.

A administração Municipal, ainda instalou  43 câmeras de videomonitoramento, dessas, oito estão com o sistema LPR, que realiza a identificação de veículos furtados e roubados. Também  foram instalados 240 quilômetros de fibra ótica, possibilitando o monitoramento das comunidades do interior.

A fiscalização e monitoramento é realizado pelo Centro Integrado de Operações, instalado na sede do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT).