Bento Gonçalves - Uma nova edição da Operação Balada Segura foi realizada na madrugada de domingo (18) em Bento Gonçalves. O objetivo é coibir infrações relacionadas ao consumo de álcool por condutores. Nove motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool, o que configura infração gravíssima segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Ao todo, 58 veículos foram abordados durante a fiscalização. A ação contou com a participação da Secretaria de Segurança (Semseg), por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e da Guarda Civil Municipal (GCM). Além disso, recebeu apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil.
Legislação e Penalidades
Conforme a legislação vigente, o condutor flagrado dirigindo alcoolizado está sujeito a multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência no período de um ano, o valor da penalidade dobra. Se o teste do bafômetro apontar concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, o motorista também pode responder criminalmente. A pena de detenção varia de seis meses a três anos, além das sanções administrativas.